Olá, seja bem-vindo ao blog PhotoScape Edições, o primeiro e mais completo blog sobre PhotoScape! Aqui você irá encontrar tutoriais, materiais para seu PhotoScape, além de muitas dicas e novidades sobre este maravilhovo editor de imagens.
Obrigada pela visita e volte sempre!

7 de fev. de 2010

Fazendo GIF de um Vídeo

Existem vários programas especializados em tranformar um vídeo em GIF. O próprio GIF Movie Gear é um desses programas. Porém, a maioria deles não trabalham sozinhos, é necessário ter um programa para baixar os vídeos, um programa para converter e outro para cortar. Além disso, o GIF termina ficando muito pesado e demora bastante para carregar quando é colocado em alguma página da web. Da maneira que eu ensinarei, só será necessário o uso do PhotoScape. É preciso ter um pouco de experiência no programa, pois algumas partes realmente são confusas pra quem está iniciando agora.

O1.
Antes de começar, vá no Youtube e escolha um vídeo de sua preferência. O vídeo que eu escolhi para usar como exemplo é da cantora Tarja Turunen, ele se chama I Walk Alone.
O2. Escolha uma parte do vídeo de sua preferência para fazer o GIF e deixe em pausa. O ideal é que esta parte não seja muito longa, para o GIF não ficar muito pesado e trabalhoso.
O3. Abra o PhotoScape, clique em "Capturar tela" e marque a opção "Copiar para a clipboard".
O4. Mesmo com a janela do "Capturar tela" aberta, você pode ter acesso a outras janelas e programas normalmente, ela ficará sempre na frente, mas estará inativa até que você clique nela. Então, no menu do PhotoScape, clique em "Animação Gif".
O5. Ative a janela "Capturar tela" e clique em "Capturar janela". Você será levado para a janela que está aberta atrás do PhotoScape, essa janela deve ser o seu vídeo do Youtube. Dê um clique na área do vídeo e aparecerá uma mensagem dizendo "Copia o quadro capturado na clipboard", dê "OK" e você será levado à janela do PhotoScape. Na tela do "Animação Gif", vá em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O6. Vá na janela do Youtube, e dê um play - pause bem rápido no vídeo, caso ele passe demais, volte e tente novamente. Essa será a próxima cena do seu GIF. Ative a janela "Capturar tela", clique em "Capturar janela". Dê um clique na área do vídeo e novamente aparecerá uma mensagem dizendo "Copia o quadro capturado na clipboard", dê "OK" e você será levado à janela do PhotoScape. Na tela do "Animação Gif", vá em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O7. Agora que você já sabe como funciona o processo, vá repetindo até que termine a parte do vídeo que você escolheu. O ideal é que no final, você tenha no mínimo 3 cenas e no máximo 10, o meu GIF tem 5 cenas.
O8. Após ter capturado todas as cenas desejadas, feche a janela do "Capturar tela", e vamos fazer os ajustes finais no "Animação Gif".
O9. Vá em "Alterar Tempo", ponha o "Tempo de exibição" em 30 e dê "OK". Clique na caixinha abaixo do nome "Canvas", mude para "Defina o tamanho", digite 180 na largura e 100 na altura para obter um GIF pequeno, 280 na largura e 155 na altura para obter um GIF médio ou 380 na largura e 210 na altura para obter um GIF grande e dê "OK". Marque a opção "Papel Completo", e ponha o "Alinhar Foto" em "Acima". Veja como ficará o painel configurado:

E você deve usar o efeito de transição, é só ir em "Mudar efeito > Efeito de transição".
1O. Salve e pronto. As partes pretas que ficam ao redor do GIF não são nenhum defeito. É interessante que elas apareçam para representar que o GIF é um mini-vídeo. Aqui no blog, elas não são visíveis porque o fundo do blog é preto, mas se você clicar na resultado poderá vê-las.

RESULTADO:

Todos os créditos a PhotoScape Edições.

21 comentários:

  1. Oii, então estou tentando fazer um GIF de um Vídeo.
    Faço tudo direitinho,já uso o PhotoScape a bastante tempo, mas aquela parte do Youtube não dá certo. Eu clico na area do video e não acontece nada.
    Seria a nova aparecia do site do YouTube ou será que estou fazendo algo errado ?!! :/
    Se alguém puder me ajudar agradeço :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Suelen, realmente não vai acontecer nada após você clicar no vídeo. Mas é só você colar a imagem capturada na tela "Animação Gif" assim como diz o tutorial, que a imagem aparecerá. Não sei se você realmente está com problemas, não entendi muito bem... Caso você não consiga mesmo fazer, entra em contato comigo e me dá mais informações sobre o problema que eu farei o possível pra te ajudar. Beeeijos... ^^

    ResponderExcluir
  3. consegui, realmente é muito facil, não sei aonde essas pessoas não entendem!

    ResponderExcluir
  4. Conseguiu =) mto obg este blog é nota 10 !

    ResponderExcluir
  5. Nossa Nathalia você é prefeita.. Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Muito massa, adorei, consegui fazer fácil, obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  7. Bá valew de verdade.... Foi o unico tutorial facil e bom que eu encontrei e que me ajudou.. O resto pede meio milhao de programas pra baixar... Valew de verdade.

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiz certinho espero que dê certo postar' rsrs

    ResponderExcluir
  9. muito bom da primeira ja deu tudo certo

    ResponderExcluir
  10. Oii eu consigui ' maiis na minha sai a pagina inteira o que eu to fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acho que você tá clicando em "Capturar tela inteira" ao invés de clicar em "Capturar janela". Tente novamente Belinha, prestando um pouquinho mais de atenção. Um abraço!

      Excluir
  11. oooi, achei muito útil >< Eu fiz, sendo que o meu resultado não ficou como o seu. Olha: http://media.tumblr.com/6cc8c5b0eb66f33b5fea64c3a0c16e96/tumblr_inline_mi856649Lz1qz4rgp.gif tá vendo? fica aparecendo essa bolinha branca e tal =/ ai eu fiz um gif do meu jeito, sem olhar nesse tutorial. E ficou assim: http://media.tumblr.com/1604bb3d3b5e5aacc8bc5750aaaa7e6e/tumblr_inline_mi861aNwuE1qz4rgp.gif eu gostaria da sua opinião ><

    ResponderExcluir
  12. MUITÍSSIMO OBRIGADO!! Me ajudou muito consegui fazer o gif q queria ficou perfeito <33 fiz um gif da Demi Lovato ta muito divo!! só quero agradecer valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz um. Quem quiser ver, só entrar aqui: http://tattoosandme.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  14. Fiz o meu, quem quizer ver, ta no meu tumblr, com a legenda "We are Young"; http://tattoosandme.tumblr.com/

    ResponderExcluir