Olá, seja bem-vindo ao blog PhotoScape Edições, o primeiro e mais completo blog sobre PhotoScape! Aqui você irá encontrar tutoriais, materiais para seu PhotoScape, além de muitas dicas e novidades sobre este maravilhovo editor de imagens.
Obrigada pela visita e volte sempre!

20 de mar. de 2010

Efeito Filme

Depois de ver este post no Blog da Aninhah, resolvi fazer um tutorial explicando detalhadamente a origem cada um dos efeitos filme do PhotoScape.

O nome "Efeito Filme" está relacionado aos filmes para camêras profissionais, que causam diferentes efeitos na foto. São técnicas usadas por fotográfos, que podem ser simuladas em certos editores de imagem. No PhotoScape não temos muito trabalho para tentar reproduzir os efeitos que essas técnicas causam, pois nele os efeitos já vêm prontos, é só aplicar. Mas veja como se reproduz o efeito "Processo Cruzado" no PhotoShop clicando aqui.



Cinema × O efeito "Cinema" é único que pelo que eu sei, não é baseado em nenhum filme, nem em uma técnica como os demais. Ele apenas causa um aspecto de que a imagem foi capturada em uma sala de cinema.


Processo Cruzado × O efeito foi baseado em uma técnica fotográfica muito usada. Normalmente fotográfa-se com um filme negativo (processo C-41) e revela-se como slide (processo E-6) ou vice-versa. Fotografia com processo cruzado é uma forma de se conseguir uma textura diferenciada e um desvio dos padrões normais de cor. {Fonte: 41m.blogspot.com}


Velvia e Provia ×Os efeitos foram baseados nos dois filmes mais utilizados para fotografar paisagem com qualidade profissional.Velvia é um filme de alta resolução, grão fino, e cores saturadas. Provia é bastante semelhante,porém com uma tonalidade ligeiramente amarela. {Fonte: www.luminous-landscape.com}



Portra × O efeito foi baseado no filme Portra, que possui alta granulação e proporciona um tom de pele bonito e saudável. É comumente usado para fotografar casamentos, e outras cerimônias. Possui alta saturação de cores e menor contraste. {Fonte: en.wikipedia.org}


Agfa × Agfa é uma antiga empresa que desenvolve, fabrica e distribui produtos para impressão, materiais para fotografia, entre outras coisas... Eu não conheço o filme no qual esse efeito foi inspirado, mas os filmes produzidos pela Agfa são bem antigos e possuem alta granulação.


O meu filtro favorito é o "Provia", pois ele pode ser aplicado em qualquer foto e tem um efeito natural e bonito. Não é pra menos que o filme Provia virou substituto do filme Velvia.
Ao aplicar filtros em sua foto, seja moderado, teste e veja qual o nível {Baixo, Médio ou Alto} cai melhor. E muito cuidado ao misturar filtros, lembre-se que na maioria das vezes você deve retocar com um pouco de brilho e/ou contraste.

Todos os créditos a PhotoScape Edições.

3 comentários:

  1. Nathália,eu {Marília Gabriela},postei no meu blog essas "explicações" também.

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAH EU AMO O PROVIA *---*
    mas eu prefiro o velvia =P
    Ja experimentasse foto preta&branca + velvia alto ou medio?
    Eu acho que fica liindo. dexa a foto preta e branca com um tom azulado sei la.
    Legal esse post heein :)

    ResponderExcluir