Olá, seja bem-vindo ao blog PhotoScape Edições, o primeiro e mais completo blog sobre PhotoScape! Aqui você irá encontrar tutoriais, materiais para seu PhotoScape, além de muitas dicas e novidades sobre este maravilhovo editor de imagens.
Obrigada pela visita e volte sempre!

21 de mar. de 2012

Como Criar um PNG

Oi! Finalmente eu resolvi fazer esse tutorial :)
Bom, primeiramente pra quem não sabe o que é um PNG recomendo que leiam este post aqui. Pra quem não quer fazer PNGs e sim baixar PNGs que já estão prontos, cliquem aqui {ainda não tenho muitos PNGs aqui no blog mas podem pedir que eu vou colocando assim que possível}.
Acho que a maioria de vocês já sabem que o PhotoScape não trabalha com transparência ainda, ele não possui uma ferramenta adequada para criação e edição de imagens com o fundo tranparente, então pra quem realmente quer ou precisar criar PNGs, é necessário baixar outro software.Vamos ao tutorial então...

MATERIAIS:
× PhotoFiltre Studio X. É necessário ter baixado, instalado, traduzido e registrado o programa PhotoFiltre Studio X para executar este tutorial, clique aqui para fazer o download.
× Tradutor do PhotoFiltre Studio X. Este arquivo é necessário para passar o PhotoFiltre do inglês para o português, clique aqui para baixá-lo.
× Chaves de Registro do PhotoFiltre Studio. Este bloco de notas contém algumas chaves de registro para o PhotoFiltre, baixe-o clicando aqui.

O1. Baixe todos os três arquivos que foram passados no inicio deste tutorial, o instalador do PhotoFiltre, o tradutor e as chaves para registro. Após isto, instale normalmente o software PhotoFiltre.
O2. Com o mesmo já instalado e fechado, copie ou recorte o arquivo "StudioBr" e vá em "Iniciar > Meu computador > Disco local > Arquivos de programas > PhotoFiltre Studio X". Chegando lá exclua o arquivo "StudioEN" e cole o arquivo que você copiou, o "StudioBr".
O3. Feito isso, abra o PhotoFiltre e ele provavelmente já estará em português. Agora vamos registrá-lo... Abra o bloco de notas que você baixou onde estão as chaves de registo... No PhotoFiltre vá em "? > Registo...", preencha os campos com uma das chaves do bloco de notas e dê "Ok". Não vai aparecer nada, mas o programa já estará registrado ;)
O4. Agora vamos criar um PNG. Vá em "Arquivo > Abrir...", escolha a foto que deseja retirar o fundo e dê um duplo-clique sobre ela. Com a foto já aberta vá em "Camada > Duplicar", você verá que no lado esquerdo da sua foto surgiram duas miniaturas da mesma, uma chamada "Fundo" e a outra "Camada 1". Clique com o botão direito do mouse na miniatura chamada "Fundo" e desmarque a opção "Visível". Agora, selecione a miniatura chamada "Camada 1" e aperte a tecla "J" do seu teclado. A tecla "J" é um atalho para a ferramenta "Polígono".
O5. Vamos utilizar a ferramenta "Polígono" para selecionar o objeto da foto {a área da foto que você quer separar do fundo}. A ferramenta é um tanto simples de ser usada, você irá dar pequenos cliques em torno do objeto, de forma que a linha da ferramenta fique perfeitamente em torno dele. Se errar é só clicar com o botão direito do mouse e começar de novo. Eu recomendo dar um zoom na imagem antes de começar a trabalhar com ela.
O6. Quando terminar de contornar o objeto, ou seja, ligar o último ponto com o primeiro, você verá que todo o contorno que você fez virou uma seleção, dê um clique com o botão direito do mouse dentro dessa seleção e vá em "Inverter seleção". Aperte a tecla "Delete" do seu teclado {recomendo apertar esta tecla de 3 a 5 vezes para retirar bem as bordas que não fazem parte do objeto} e você já verá o fundo transparente que é representado por um quadriculado cinza e branco.
O7. Agora vá em "Camada > Efeito de borda > Antialias" {recomendo que você faça isso também de 3 a 5 vezes, para a borda ficar mais suave e um pouco desfocada assim o PNG vai se "encaixar" melhor em qualquer fundo no qual ele for inserido}.
O8. Pra terminar, vá em "Camada > Juntar todas as camadas", depois em "Imagem > Recorte automático" e em "Arquivo > Salvar como", escolha um nome, um local e o formato deve estar em PNG. Clique em "Salvar" e pronto =)

RESULTADO:

16 comentários:

  1. Eu costumava criar pngs com o PhotoFiltre Studio X, mas ficavam bem ruinzinhos porque eu não tinha técnica (nem manha no programa, haha). Muito obrigada pelo tutorial, Nathalia! O blog está de parabéns como sempre (:

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia, eu venho acompanhando seu blog, desde muuuuito tempo, e tenho que diser, é o melhor pra ensinar a 'futricar' no photoscape. Eu sempre tive o photscape baixado, mas usava so pra fazer umas besteras de trabalhos escolares- pois nao sabia usar- mas agor, faço milhoes de coisas. O blog ta de parebens (:

    ResponderExcluir
  3. Yara é só treinar um pouquinho que você vai desenrolando ;) Obrigada e volte sempre aqui... Abraços!

    Eduarda eu já vi seus blogs são muitos bonitos e bem feitos ;) Obrigada por visitar sempre e pelo comentário... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo tutorial . Eu adoro esse blog e visito sempre

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse tutorial, mas estou tendo problemas em fazer PNG de fotos onde a pessoa tá com o cabelo meio bagunçado. Como que eu posso fazer? Seu blog está de parabéns! ^^

    http://elfadophotoscape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jakeline! Obrigada pela visita e pelo comentário :) Abraços!

    Oi Izabela! Realmente isso é um pouco complicado mesmo, se você reparar bem na imagem que eu editei acima, ela tinha uns fios de cabelo um pouquinho bagunçados e eu contornei por dentro mesmo, porque nesse caso daria certa, mas no cabelo de um homem por exemplo, isso fica complicado né... O que eu posso te recomendar é que dê um bom zoom na imagem e faça o processo com calma nas parte que forem necessárias. Obrigada pela visita Iza! Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Ooi Nath, consegui fazer maravilhosas capas e wallpapers com suas dicas *-* valeeu

    ResponderExcluir
  8. - - Ameii o seu Blog Nath, parabéèns .. com ele aprendi muitas coisas para fazer pelo Photoscape. ! Abraçós ' . ;*

    ResponderExcluir
  9. - -Amo o teu Blog com ele aprendi a editar fotos pelo Photoscape , parabéèns ' .. !Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Muiiiiito show seu bloog ! está de parabéns

    ResponderExcluir
  11. Adoreii eu fiz, apenas testando e ficou otimo ! Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Ah, sou burrinha, pra mim só foi um pouquinho complicado... Na 10x consegui! kkkkkkkkkkkkk' É foda... Obrigada pelo tutorial *-*

    ResponderExcluir
  13. Nossa obrigada amo esse blog bjss parabens

    ResponderExcluir
  14. Oiie Amei seu blog parabens o meu ficou bem perfeitinho obrigado pelo tutorial bjss vc e de mais e mais uma vez parabens!

    ResponderExcluir